Lelo Nazario | Biografia

compositor, pianista, produtor musical

Stacks Image 4870
O compositor, pianista e produtor musical Lelo Nazario é sinônimo de experimentação e atemporalidade. Experimentação no sentido de investigar e abrir novos caminhos. Atemporalidade porque não se limita a um tempo ou a um estilo. Em mais de trinta anos de carreira, criou uma obra original e premiada, baseada na fusão de diferentes linguagens de vanguarda e ritmos tradicionais, que lhe confere uma estimulante pulsação brasileira.

Reconhecido internacionalmente como criador de um estilo único que explora as fronteiras entre o contemporâneo e o popular, escreveu música para piano, orquestra e conjuntos de diferentes formações, assim como música eletroacústica e trilhas para cinema, televisão, ópera, dança e teatro.

Aos 17 anos já integrava o grupo de Hermeto Pascoal ao lado do irmão, o baterista Zé Eduardo Nazario. Liderou o Grupo Um, um dos mais ousados e densos experimentos musicais empreendidos no país. Integrou o Pau Brasil, outra importante referência da música brasileira, conquistando o Prêmio Sharp de Melhor Grupo Instrumental em 1998, além de obter a indicação ao Grammy na categoria Jazz.


Criou o estúdio Utopia e lançou cinco álbuns solo, em cada um dos quais explora diferentes ideias musicais, ao mesmo tempo em que mostra uma música elaborada, tecnicamente bem realizada e coerente em sua proposta de buscar uma constante reinvenção. Em 2007, foi considerado um dos melhores músicos do ano pela Annual Jazz Station Poll – The Best Jazz.

Compôs obras orquestrais para a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, bem como a Ópera dos 500, de Naum Alves de Souza, encenada por ocasião dos 500 anos da América. Escreveu Hans Staden (com Marlui Miranda), premiada como a melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Brasília em 2000.

Formou o Symetric Ensemble, o Duo Nazario, o trio Percussônica. Sua obra tem sido apresentada em concertos e festivais no Brasil e no exterior, da Bienal de Música Contemporânea no Rio de Janeiro ao World Association for Symphonic Bands and Ensembles na Áustria, do Festival de Jazz de São Paulo ao Festival International des Musiques d’Aujourd’hui, GMEM, em Marselha, França, e à mostra da International Association of Jazz Educators de Nova York.

Como pianista, arranjador e diretor musical, tem atuado em concertos e discos de inúmeros artistas. Com os próprios grupos, lançou mais de uma dezena de álbuns e realizou turnês pela Europa e Estados Unidos. Tocou ao lado de grandes nomes da música erudita e popular, incluindo Almeida Prado, Hermeto Pascoal, Roberto Farias e Gil Jardim; Edu Lobo, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos, John Scofield, Toninho Horta, Mauro Senise, Hector Costita, Paulo Bellinati, Roberto Sion, Benjamim Taubkin, Zeca Assumpção, Jon H. Appleton, entre muitos outros.

Lelo Nazario realiza uma música de vanguarda autenticamente brasileira. Sua capacidade criativa, o conjunto de sua obra e realizações, seus experimentos inovadores e experiência atestam a sua relevância e projeção artística, além de uma significativa contribuição à música contemporânea brasileira.

Seu pai foi o famoso jornalista
Joaquim Pinto Nazario.