Sala de Imprensa | Notícias

Stacks Image 1004
Balé da Cidade dança histórias afro-atlânticas com música de Lelo Nazario e Rodolfo Stroeter

Com direção artística de Ismael Ivo, o Balé da Cidade de São Paulo criou uma peça de dança inspirada na exposição “Histórias Afro-Atlânticas” realizada no Instituto Tomie Ohtake e no MASP que abordou a diáspora africana e a escravidão na América. Com trilha sonora assinada por Lelo Nazario e Rodolfo Stroeter, o espetáculo Asas para Voar – IllumiNations teve estreia no Instituto Tomie Ohtake nos dias 20 e 21 de outubro de 2018.
Stacks Image 963
novembro 2017 - Selo espanhol lança coletânea dedicada à música de vanguarda latino-americana: Grupo Um representa o Brasil com “Mobile/Stabile"

Lançada pelo selo espanhol Munster Records, “Invenciones" reúne artistas latino-americanos que pertencem a uma época de transição em que conviviam diversas correntes artísticas, a expansão da indústria fonográfica e a produção independente, o desenvolvimento da música eletroacústica e a chegada dos sintetizadores. Uma época de movimentos sociais, ditaduras, radicalizações e debates sobre uma música que falasse do seu próprio lugar.

Primeira do tipo, esta coletânea de música experimental e de vanguarda da cena latino-americana entre 1976 e 1988 traz artistas pioneiros do Peru, Equador, México, Venezuela, Costa Rica, Argentina, Uruguai, Brasil, Chile e Colômbia. Representando o Brasil, está o GRUPO UM, cuja raiz é o jazz de vanguarda, a música brasileira e a experimentação eletroacústica, participando com “Mobile/Stabile”, composição de Lelo Nazario escrita em 1976 e incluída no álbum “Reflexões sobre a Crise do Desejo” em 1981.

Muitos artistas aqui incluídos ganharam status de ícones. São figuras decisivas para a compreensão do período cultural a que pertencem em seus países. São também figuras incomuns cuja sensibilidade se espalhou pela América Latina: o espírito de experimentação que estava redefinindo os rumos da música na região. Estes artistas desenvolveram projetos na contracorrente, em que é possível reconhecer certas tendências: uso livre do folclore, composições abertas, explorações nos limites do rock e da experimentação com a tecnologia.

Lançada em CD duplo, vinil duplo e mp3, “Invenciones” traz encarte ilustrado e documentado.

INVENCIONES. LA OTRA VANGUARDIA
MUSICAL EN LATINOAMÉRICA 1976-1988
CD Duplo / LP Duplo / MP3
Munster Records
Stacks Image 958
setembro 2017 - Far Out Recordings lança álbum inédito de Hermeto Pascoal e seu "Grupo Vice Versa”: a gravação perdida de 1976

Registradas em apenas dois dias em 1976, no estúdio Vice Versa de Rogério Duprat, em São Paulo, as gravações contam com seção rítmica formada por Lelo Nazario (piano elétrico), Zé Eduardo Nazario (bateria) e Zeca Assumpção (baixo), além dos saxofonistas Mauro Senise, Raul Mascarenhas e Nivaldo Ornelas, do guitarrista Toninho Horta e da vocalista Aleuda Chaves.

"Nos concertos realizados com esse time, se notava claramente uma grande interação entre todos os músicos e o conceito do trabalho de Hermeto, tanto nas composições mais estruturadas, quanto nas mais livres. Acredito que tenha sido essa a motivação que o levou a querer registrar este material em estúdio”, conta Lelo Nazario.

Após a mixagem, Lelo pediu ao engenheiro que fizesse uma cópia do material, de máquina para máquina. A matriz acabou se perdendo com o tempo, mas Lelo conservou a cópia nos arquivos de seu estúdio por quarenta anos.

Com as gravações restauradas, este lançamento preenche uma lacuna no tempo. Registradas em um período especialmente experimental na carreira de Hermeto, são um forte insight do incrível trabalho deste grupo que, sob a visão revolucionária de Hermeto, criou uma linguagem musical única que viria a ter uma profunda influência em gerações de artistas. (Fonte: Far Out)

Lançamento em vinil, CD, mp3, WAV:
Farout Recordings
Stacks Image 919
abril 2017 - Duo Nazario em São José dos Campos

Formado pelo compositor e pianista Lelo Nazario e pelo baterista e percussionista Zé Eduardo Nazario, o duo se destaca como representante de ponta na música instrumental produzida hoje no Brasil. Explorando uma formação incomum – teclados e bateria – desenvolve um repertório original que combina música de vanguarda, jazz, recursos eletrônicos e formas populares, com sólida base rítmica afro-brasileira e espaço para improvisação. O repertório é formado pelas músicas do disco “Amálgama”, que recebeu o Prêmio Jazz Station 2014 como um dos 20 Melhores CDs Instrumentais do ano.
Stacks Image 955
fevereiro 2017 - Trompetista David Weiss grava Lelo Nazario

Em seu novo álbum “Wake Up Call”, o trompetista americano David Weiss reúne composições de álbuns que estavam à frente do seu tempo, assim como os músicos que os conceberam: John McLaughlin, Wayne Shorter, Tony Williams, Joe Henderson, Lelo Nazario, Kenny Cox e Charles Moore. Porém, não se tratam de simples reproduções. Ao lado de seu grupo Point of Departure, Weiss explora os conceitos que esses músicos investigaram em sua época, mantendo o espírito de cada composição. O álbum é um exemplo sólido de como a curva criativa do jazz moderno é ilimitada, provando que a música verdadeiramente inovadora não tem data de validade. (De: Bandcamp)

David Weiss & Point Of Departure, “Wake Up Call”
Selo: Ropeadope
Lançamento: fev. 2017

1. Sanctuary (John McLaughlin)
2. Two Faced (Wayne Shorter)
3. Multidirection (Charles Moore)
4. Noh World (Charles Moore)
5. Gazelle (Joe Henderson)
6. Sojourn (Kenny Cox)
7. Pee Wee (Tony Williams)
8. Sonhos Esquecidos (Lelo Nazario)
9. The Mystic Knights of the Sea (Tony Williams)

Álbum digital
Stacks Image 915
janeiro 2017 - Grupo Um entre os melhores de 2016

Saiu o resultado do
The 38th Annual Jazz Station Awards / The Best Jazz of 2016 !!

O Grupo Um e todos os músicos estão entre os melhores do ano, ao lado de Ron Carter, Steve Gadd, Randy Brecker, Dave Liebman, Pat Metheny e outros. Confiram:

Electric Piano: 1. Lelo Nazario
Drums: 1. Zé Eduardo Nazario
Percussion: 5. Zé Eduardo Nazario
Composer: 6. Lelo Nazario
Acoustic Bass: 2. Frank Herzberg
Flute: 5. Mauro Senise
Clarinet/Bass Clarinet: 2. Felix Wagner
Soprano Sax: 8. Mauro Senise
Instrumental Group: 2. Grupo Um (“Uma Lenda Ao Vivo” – Selo SESC)

O Prêmio Jazz Station - criado em 1979 por Arnaldo DeSouteiro, jornalista e produtor brasileiro radicado em Los Angeles - chega ao 38º ano, contemplando os artistas que mais se dedicaram no panorama jazzístico internacional em todo o mundo.

DeSouteiro é membro votante do Grammy, da Jazz Journalists Association e da Los Angeles Jazz Society.

A lista completa dos premiados está aqui:
JAZZ STATION
Stacks Image 944
dezembro 2016 – Ícone do jazz brasileiro, Grupo Um retorna em CD do Selo Sesc

Gravação aconteceu durante a 5ª edição do Festival Jazz na Fábrica, marcando a volta da banda nos 40 anos de sua fundação

Após três décadas longe dos palcos, o Grupo Um está de volta. O Selo Sesc lança (com show em 18 de dezembro) o CD “Ao Vivo Jazz na Fábrica Grupo Um, Uma Lenda ao Vivo”. A obra, gravada no Festival Jazz na Fábrica de 2015, navega entre o jazz fusion, o free jazz e a música erudita, eletrônica e eletroacústica.

Composto por dez faixas– a maior parte escrita por Lelo Nazario, o CD traz, além das que compõem o primogênito “Marcha sobre a Cidade”, as músicas “Mobile/Stabile” e “Sonhos Esquecidos”, gravadas, respectivamente, nos discos “Reflexões Sobre a Crise do Desejo” e “A Flor de Plástico Incinerada”, enquanto “Velho Mundo Novo” figura no CD “Amálgama” (2014), do Duo Nazario, e “Fragmentum” é uma composição inédita de Felix Wagner.

O disco custará R$20 e será vendido nas unidades e na livraria virtual do Sesc.

Mais sobre o Grupo Um
Stacks Image 844
novembro 2015 – Protofonia tem participação de Lelo Nazario

Trio instrumental de Brasília, o Protofonia lança A Consciência do Átomo, seu segundo álbum em duas versões: LP e CD. Formado por André Chayb (guitarra), Janari Coelho (bateria) e André Gurgel (baixo), o trio traz influência do jazz, blues, rock progressivo, improvisação livre, além de música erudita contemporânea e eletroacústica.

O disco conta com a participação especial de Lelo Nazario tocando teclados na faixa Ambas Dúbias. Lançamento Miniestéreo da Contracultura / Editio Princeps.
Stacks Image 849
setembro 2015 – Zé Eduardo Nazario comemora 50 anos de carreira
com novo lançamento


O CD Poema da Gota Serena e Outros Poemas reúne o primeiro álbum solo do baterista e percussionista, lançado em 1982, e mais 6 faixas bônus raras e inéditas de diversas fases de sua carreira, gravadas entre 1977 e 2004.

Além de bateria, Zé Eduardo toca kalimba, khena do Laos, glockenspiel, mridangan, tabla, tubofone e percussão. Participam do álbum os músicos Lelo Nazario, Zeca Assumpção, Roberto Sion e Teco Cardoso, entre outros. Lançamento Editio Princeps.
Stacks Image 857
agosto 2015 – Canal Arte 1 exibirá reportagem sobre o Grupo Um

O programa “Arte 1 em Movimento”, do canal Arte 1, TV por assinatura do Grupo Bandeirantes de Comunicação, exibirá neste domingo, 30/8, às 23h, uma reportagem sobre o Grupo Um, trazendo entrevistas com os integrantes do conjunto, além de trechos do show realizado no festival Jazz na Fábrica no último dia 20 no Sesc Pompeia.

O Arte 1 vai ao ar no canal 183 pela Sky, 53 na Net, no 31 pela Claro TV, 85 na Oi TV, 84 pela GVT e 102 (cabo) e 555 (satélite) pela Vivo TV.
Stacks Image 861
agosto 2015 – Grupo Um – Uma Lenda ao Vivo

Nos 35 anos de lançamento de seu álbum de estreia, Marcha Sobre a Cidade, show traz de volta a música de vanguarda do Grupo Um no festival Jazz na Fábrica 2015

O Grupo Um é considerado pela crítica um dos mais ousados, densos e radicais experimentos sonoros já empreendidos no Brasil. Formado em 1976 pelo pianista e compositor Lelo Nazario e pelo baterista e percussionista Zé Eduardo Nazario, que, na época, atuavam na banda de Hermeto Pascoal, o grupo se destacava como representante de ponta da vanguarda paulista, combinando linguagens contemporâneas com a riqueza rítmica da música popular.

Seu álbum de estreia, Marcha Sobre a Cidade, lançado em 1980 no Teatro Lira Paulistana, foi o primeiro LP instrumental independente produzido no país e, até hoje, é considerado um dos registros mais importantes da música brasileira. Marcha foi aclamado pela crítica como “verdadeiro manifesto free”, “um jazz criativo que desconhece barreiras” e “o mais denso em inovações”. Um disco “instigante” “para quem não parou no tempo” e que “representa um passo à frente na música instrumental no Brasil”.
Leia mais sobre o álbum aqui.

Liderado pelos irmãos Nazario, o grupo, que atuou até 1984 com diferentes formações, lançou três álbuns. Na época, Lelo Nazario, que assina a maioria das composições tocadas pelo conjunto, afirmava que “a música do grupo é música brasileira do tempo presente, multidimensional e transformadora”. Até hoje, sua linguagem aberta e inovadora representa a vertente mais ousada e moderna da música brasileira.

O show no Jazz na Fábrica terá a participação de Lelo (teclados) e Zé Eduardo Nazario (bateria), Mauro Senise (sax), os três da formação original de Marcha, Felix Wagner (clarone), outro membro do grupo à época, e Frank Herzberg (baixo). Imperdível!

Grupo Um - Uma Lenda ao Vivo
Festival Jazz na Fábrica
Teatro do Sesc Pompeia, 20/8/15, 21h00
São Paulo
Stacks Image 865
janeiro 2015 – Duo Nazario ganha Prêmio Jazz Station de 2014

Prêmio criado pelo jornalista e produtor brasileiro Arnaldo DeSouteiro (radicado em Los Angeles) chega ao 36º ano, contemplando os artistas que mais brilharam no panorama jazzístico internacional em todo o mundo.

Com o CD Amálgama, o Duo Nazario foi eleito um dos melhores do jazz em 2014, ao lado de Ahmad Jamal, Ron Carter, Branford Marsalis, John McLaughlin, Al DiMeola, Hermeto Pascoal, Sonny Rollins e Wayne Shorter, entre outros. Além de ser considerado um dos 20 Melhores CDs Instrumentais do ano, Amálgama também foi premiado nas seguintes categorias:

Teclados: 1º lugar - Lelo Nazario
Bateria: 1º lugar - Zé Eduardo Nazario
Percussão: 2º lugar - Zé Eduardo Nazario

Confira a lista completa dos premiados no blog
Jazz Station
Stacks Image 869
agosto 2014 – Marlui Miranda lança CD masterizado no Utopia Studio

O CD “Fala de Bicho, Fala de Gente”, da cantora e pesquisadora de música indígena Marlui Miranda, foi produzido pelo Selo Sesc e masterizado por Lelo Nazario no Utopia Studio. O disco reúne 15 canções baseadas em cantigas de ninar dos índios Juruna.
Stacks Image 873
maio 2014 – Duo Nazario lança CD Amálgama

Juntos no Duo Nazario, o compositor e pianista Lelo Nazario e o baterista e percussionista Zé Eduardo Nazario continuam sua tradição de ousadia e inventividade com o lançamento do CD Amálgama em 2014. Com uma formação inusitada e uma linguagem contemporânea, o álbum traz releituras de temas mais antigos e sete composições inéditas, que combinam música de vanguarda, jazz, recursos eletrônicos e formas populares, uma sólida base rítmica afro-brasileira e muita improvisação. Amálgama foi gravado e mixado nos estúdios Soundfinger e masterizado no UTOPIA Studio. Press release, fotos, músicas e outras informações sobre o CD estão disponíveis em Media Kits.
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012.
outubro 2013 – Duo Nazario grava Amálgama no estúdio Soundfinger

Os irmãos Nazario gravaram o CD Amálgama no estúdio Soundfinger em apenas três dias. A fim de reproduzir a espontaneidade e energia de uma atuação ao vivo, cada faixa foi gravada de maneira direta e num único take. Localizado em São Paulo, o Soundfinger produz e edita trabalhos autorais nas áreas de jazz e MPB, como também apoia projetos e parcerias que visem a fortalecer a música instrumental.
Stacks Image 881
agosto 2013 – Festival Jazz na Fábrica traz Duo Nazario

Terceira edição reúne artistas experimentais, além da obra de brasileiros e estrangeiros, como McCoy Tyner, Cassandra Wilson, Ibrahim Maalouf, Dr. Lonnie Smith, Benjamin Taubikin, Raul de Souza e João Donato. O show do Duo Nazario acontece em 16 de agosto, sexta, às 21h.
setembro 2013 – Marlui Miranda masteriza novo CD no UTOPIA Studio

A cantora e compositora Marlui Miranda masterizou seu CD Fala de Bicho, Fala de Gente no UTOPIA Studio. Composto por canções indígenas da tribo juruna, com arranjos de John Surman e da própria Marlui, o disco será lançado pelo selo Sesc em 2014.
julho 2013 – Duo Nazario é comtemplado com o Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012

O Duo Nazario foi contemplado com o Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012 para a produção do CD Amálgama. O Prêmio tem abrangência nacional e contemplou propostas relacionadas à criação, produção, distribuição e circulação de música. Foram 657 candidaturas inscritas e habilitadas na categoria A, entre as quais foram contemplados os 23 primeiros colocados na classificação final.
Stacks Image 893
fevereiro 2013 – Caixote tem masterização do UTOPIA Studio

Caixote é uma caixa contendo os 8 CDs do grupo Pau Brasil de 1982 até 2012, incluindo também um concerto ao vivo em DVD e vários bonus tracks inéditos. Todos os CDs foram remasterizados por Lelo Nazario no UTOPIA Studio.